Santa Clara

Qual o impacto do tabagismo para a sua saúde?

Por que você deve parar de fumar?

O tabagismo consiste no hábito de consumir produtos que contenham tabaco, cujo princípio ativo é a nicotina. Ela esta presente em cigarros, cigarros eletrônicos e diversos outros produtos.

Mas, esta substância possui propriedades psicoativas. Ou seja, age no sistema nervoso central e pode alterar o humor, comportamento e o nosso nível de atenção e consciência. E, além disso, pode causar dependência.

Como a nicotina induz a dependência?

Conforme o indivíduo é exposto continuamente à mesma dose de nicotina, por exemplo, o seu organismo pode se adaptar (desenvolver tolerância) ao seu uso. Desta forma, a mesma dose que era utilizada, passa a não ser suficiente para desencadear as suas ações. Assim, as pessoas aumentam a dose consumida para que os seus efeitos sejam sentidos E, logo que estes efeitos passam, buscam por uma nova dose.

Isso acontece porque a nicotina possui afinidade com os receptores nicotínicos de acetilcolina que são expressos em várias regiões do cérebro e do sistema nervoso periférico. Quando esses receptores são ativados, a nicotina pode desencadear respostas que estimulam a liberação de dopamina em regiões do cérebro que fazem parte do sistema de recompensa, como a área tegmental ventral, o núcleo accumbens e o córtex pré-frontal.

Mas, é importante ressaltar que estes mecanismos de dependência não são exclusivos da nicotina. Outras substâncias como a cocaína e o álcool também podem levar à dependência por mecanismos semelhantes.

Parar de fumar não é tão simples

Quando alguém deseja parar de fumar, muito sofrimento pode estar envolvido. Afinal, a abstinência traz grandes desconfortos físicos e psicológicos.

E, por ser um comportamento que foi reforçado diariamente, é um processo que envolve uma mudança de hábito e, muitas vezes pode ser necessário o uso de medicamentos para reduzir os efeitos da abstinência.

Alguns dos sintomas relatados neste período incluem: dores de cabeça, tontura, irritabilidade, dificuldade de concentração e tosse. Mas, o sintoma mais difícil e intenso e difícil de lidar é a vontade de fumar que pode surgir quando o indivíduo executa alguma ação cotidiana que ele condicionou ao fumo.

Nestes momentos, a recaída não deve ser encarada como fracasso. Sempre é possível recomeçar utilizando novas estratégias e habilidades que auxiliem na manutenção desta mudança até que ela, de fato, se estabeleça.

Qual é o impacto do tabagismo para a nossa saúde?

Uma das principais consequências do tabagismo para a saúde é o câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer é o terceiro mais comum entre os homens (7,9%) e o quarto mais frequente nas mulheres (5,6%). E um dos que mais leva a óbito.

Mas, apesar de a sua incidência estar diminuindo, cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo

Além do câncer de pulmão e de diversos outros tipos da doença, o tabagismo também contribui para o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronariana e o acidente vascular cerebral (AVC). Doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia e asma também são comuns.

Mas, estas não são as únicas consequências a longo prazo do tabagismo. O fumo também contribuiu para envelhecimento precoce, o aumento do risco de desenvolver osteoporose, disfunção erétil e outros problemas de fertilidade, entre outras condições.

Parar de fumar pode trazer vários benefícios para a sua saúde, como a melhora das funções pulmonar e circulatória (2 a 3 semanas), diminuição do risco de ataque cardíaco (1 a 2 anos) e de desenvolver câncer de pulmão (mais de 5 anos). E tomar esta decisão hoje pode ser muito difícil, mas vai impactar positivamente a sua qualidade de vida!

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências:

American Cancer Society (2020). Health Benefits of Quitting Smoking Over Time. Disponível em: https://www.cancer.org/healthy/stay-away-from-tobacco/benefits-of-quitting-smoking-over-time.html. Acesso em: 24 de ago. 2022.

on Smoking, O., & Centers for Disease Control and Prevention. (2010). How tobacco smoke causes disease: The biology and behavioral basis for smoking-attributable disease: A report of the surgeon general. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK53017/.

Le Foll, B., Piper, M. E., Fowler, C. D., Tonstad, S., Bierut, L., Lu, L., Jha, P., & Hall, W. D. (2022). Tobacco and nicotine use. Nature reviews. Disease primers, 8(1), 19. Doi: 10.1038/s41572-022-00346-w.