Santa Clara

Saúde da mulher: cuidados para prevenção de doenças

Cuidados com a saúde devem ser pensados por todas as pessoas, mas quando se trata da saúde feminina, algumas particularidades podem surgir. Para aquelas que desejam ter filhos, por exemplo, manter o corpo preparado para a gravidez é importante para não ocorrer percalços pelo caminho.

Além de assegurar o bom funcionamento do corpo, alguns cuidados podem prevenir doenças e identificar situações ainda em fase inicial, o que pode facilitar um eventual tratamento. O câncer de mama é um exemplo de doença que pode ser tratada com mais eficácia e menos agressividade quando é detectada logo no início. Realizar os testes preventivos é um direito de todas as mulheres.

Outro fator essencial que muitas vezes é negligenciado é a saúde mental. Mulheres que enfrentam diariamente as jornadas de trabalho e os cuidados com os filhos, por exemplo, podem sofrer com o cansaço mental e físico, que evoluem muitas vezes para algumas complicações na saúde.

Pensando em tudo isso, abordaremos neste conteúdo a importância da saúde da mulher, alguns dos principais problemas enfrentados e os principais exames preventivos e de acompanhamento podem ser realizados para manter uma boa qualidade de vida.

A importância de manter a saúde da mulher

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é responsável por 11,6% do total de novos casos no mundo. Em 2023, houve mais de 69 mil diagnósticos da doença no Brasil. Em 90,7% dos casos, o exame mais utilizado para o rastreamento é a mamografia, mas a cobertura do exame só atinge 14,84% das mulheres no País.

Este é apenas um exemplo de como a manutenção da saúde da mulher é indispensável para uma vida longa e sadia. Os desafios são grandes e podem variar a cada etapa da vida, mas a preocupação com o corpo não deve ser esquecida. O autocuidado é indispensável para a prevenção de doenças, a manutenção da qualidade de vida e o bem-estar.

Quais cuidados devem ser considerados?

Nada é mais eficiente em termos de qualidade de vida e saúde do que conhecer o próprio corpo. Dessa forma, é possível, por exemplo, identificar quando algo não está funcionando adequadamente. Esse tipo de cuidado é indispensável, portanto realizar o autoexame de toque nas mamas, analisar as pintas que surgiram na pele, uma mancha e pontos de dor em qualquer região, devem ser tarefas rotineiras.

Além disso, outros sinais devem ser observados com cautela, como a falta de disposição, a queda de cabelo e o sono. Verificar diversas alterações ao mesmo tempo, pode ser um indicativo de uma alteração hormonal, por exemplo.

A região íntima também é um ponto a ser considerado — a presença de corrimento, coceira e dor nas relações sexuais podem indicar alterações na saúde. Em qualquer um dos casos, procure um ginecologista, que dará orientações precisas do que deve ser feito.

Além das práticas de autocuidado, é preciso manter as visitas médicas regularmente. A realização de exames de rotina, a avaliação por um especialista, a correção de hábitos, enfim, a assistência de um profissional, é indispensável. Dessa forma, é possível obter orientações quanto aos novos cuidados que devem fazer parte da rotina.

Outro fator crucial é assegurar uma boa imunidade, contribuindo para a prevenção de diversos problemas. Para isso, é importante manter bons hábitos de saúde, como uma alimentação equilibrada, um controle do estresse e uma prática de exercícios físicos com regularidade.

Dessa forma, os princípios da medicina preventiva são aprimorados através do conhecimento do corpo e da escolha de hábitos saudáveis, reduzindo as chances de doenças e fazendo com que as pessoas vivam com uma maior qualidade de vida.

Principais exames indicados para a saúde da mulher

Além dos resultados apresentados anteriormente, existem alguns exames que fazem parte da rotina de cuidados com a saúde da mulher. A realização deles baseadas nas orientações médicas podem prevenir futuras complicações de saúde.

Papanicolau

É um exame realizado no consultório do ginecologista, onde são avaliadas as células do colo do útero. O material coletado é enviado para um laboratório de análises, onde é possível avaliar o estado hormonal da paciente, diagnosticar inflamações e doenças, como a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O maior benefício do exame é a possibilidade de prevenir lesões pré-cancerosas, tornando o tratamento mais ágil e permitindo um tratamento mais direcionado.

Mamografia e Ecografia de mamas

Outros dois exames de imagem relevantes para a saúde das mulheres são a mamografia e a ecografia de mamas. O primeiro é relevante para identificar o câncer ainda nos primeiros estágios da doença, enquanto o segundo, por não necessitar de radiação, pode complementar a mamografia, sobretudo em mulheres com mamas mais densas.

Ecografia pélvica

A ecografia pélvica é um exame complementar que permite uma análise minuciosa dos órgãos pélvicos. O procedimento pode ser realizado por meio de técnicas cirúrgicas ou transvaginais, segundo a orientação médica. É uma técnica que se realiza com a bexiga cheia, ou seja, com a bexiga cheia.

Ginecológico

Durante uma consulta, o ginecologista pode orientar sobre diversas condições e solicitar exames complementares, como exames de imagem ou citológico, para garantir que não haja nada preocupante.

Hemograma e outros exames de rotina

Além dos exames mais específicos para as mulheres, é importante não negligenciar os exames mais comuns que trazem informações sobre a saúde em geral, como o hemograma, o perfil lipídico e a glicemia, por exemplo.

Como essas ações podem prevenir doenças?

Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobrem que estão com algum problema quando surgem sintomas. Em alguns casos, isso pode significar a necessidade de tratamentos mais aprofundados para a obtenção de uma solução satisfatória.

Além disso, o estudo em questão demonstra que a realização desses exames específicos para a saúde da mulher é indispensável para fornecer o suporte necessário para os médicos que necessitam tomar decisões em relação ao tratamento de seus pacientes. Visando promover a prevenção, a realização de exames regulares é uma prática indispensável para a redução das chances de contrair uma doença de natureza mais letal. A saúde das mulheres requer uma série de ações para assegurar uma melhor qualidade de vida. A importância de adotar uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e a realização de exames clínicos periodicamente está no cuidado com a saúde. Vale lembrar que quanto antes os problemas de saúde forem descobertos, maiores as chances de sucesso em combatê-los.

Onde fazer meus exames laboratoriais na Baixada Santista?

O laboratório Santa Clara Diagnósticos Médicos conta com profissionais qualificados para te atender com todo cuidado e atenção que você e a sua família merecem. Visite uma de nossas unidades na Baixada Santista. Estamos presentes nas cidades de Santos, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e São Vicente.

Nós, do Santa Clara, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama!

Referências

Radar do câncer. Mama. Disponível em:  https://www.radardocancer.org.br/cancer-mama. Acesso em: 26/02/2024.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Saúde da mulher contempla cuidados específicos. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/saude-da-mulher-contempla-cuidados-especificos. Acesso em: 26/02/2024.