Santa Clara

Vitamina D e Covid-19: Qual a relação?

A vitamina D é um tipo de vitamina produzida na pele a partir de estímulos da radiação UVB e reações térmicas (de calor). Esta vitamina também pode ser encontrada em alguns alimentos, como frutos do mar, peixes, carnes e derivados do leite, embora em concentrações baixas.

Ela é essencial para manter o equilíbrio dos minerais do nosso corpo, colaborando para a saúde óssea, cardíaca, do metabolismo e do sistema imunológico.

Alguns estudos têm demonstrado o papel benéfico da vitamina D em reduzir os efeitos causados por doenças inflamatórias, como por exemplo aumentar a imunidade celular, diminuir a replicação dos vírus, entre outros. Estes estudos mostram que há um aumento na incidência de doenças gripais durante os períodos de menor exposição solar, como no inverno, o que estaria associado às menores concentrações de vitamina D adquiridas neste período.

Desta forma, os cientistas investigam se a vitamina D apresentaria algum destes efeitos benéficos em pacientes com COVID-19.

Embora ainda preliminares, estudos sugerem que a suplementação com vitamina D possa amenizar o quadro severo da COVID-19. Eles observaram que pacientes que receberam suplementação com vitamina D apresentaram pequenas melhoras na resposta inflamatória causada pela doença. Ainda, sugerem que a inclusão da suplementação com Vitamina D aos profissionais da saúde poderia auxiliar na prevenção da infecção e disseminação da doença, mas sempre considerando a real necessidade de cada um.

A hipótese que fica é que todos estes efeitos só seriam possíveis graças a atuação da vitamina D no organismo, principalmente em melhorar a imunidade e respostas inflamatórias.

Lembrete: a suplementação com vitamina D deve ser indicada pelo seu médico de confiança após avaliação clínica e laboratorial. A auto suplementação pode acarretar em prejuízos à saúde.

Precisa realizar o exame de dosagem de vitamina D? Agende conosco!

?Central de atendimento:
Telefone (13) 3221-8124
WhatsApp (13) 99183-0475

_
Revisão científica: Grant WB et al., 2020. Evidence that Vitamin D Supplementation Could Reduce Risk of Influenza and COVID-19 Infections and Deaths. Nutrients. 2020. Doi: 10.3390/nu12040988.