Santa Clara

Teste do pezinho: entenda a expansão e as novas doenças contempladas

A realização do Teste do Pezinho representa um avanço na identificação precoce de patologias em recém-nascidos, abrangendo condições genéticas, não genéticas, metabólicas e não metabólicas. Por meio desse exame, é possível reduzir a incidência de doenças e a mortalidade nos primeiros dias de vida. Com o decorrer dos anos, a triagem neonatal tem avançado, incorporando …

Teste do pezinho: entenda a expansão e as novas doenças contempladas Leia mais »

Doenças raras: importância do conhecimento e do diagnóstico rápido

As doenças raras apresentam um grande desafio para os setores de saúde e para aqueles que vivenciam essas condições. Conforme a definição, são consideradas doenças raras aquelas que afetam até 65 em cada 100 mil pessoas. Elas são classificadas por fatores como incidência, raridade, gravidade e diversidade, e englobam de 6 a 8 mil tipos …

Doenças raras: importância do conhecimento e do diagnóstico rápido Leia mais »

Aicmofobia: como lidar com o medo de agulha em exames laboratoriais

A realização de um exame qualquer muitas vezes pode gerar uma certa ansiedade e angústia nas pessoas devido à espera pelo resultado, mas quando envolve a utilização de agulhas para coleta do material a ser analisado pode gerar situações ainda mais desconfortáveis para algumas pessoas. O medo excessivo de agulha, chamado de aicmofobia, para muitos …

Aicmofobia: como lidar com o medo de agulha em exames laboratoriais Leia mais »

Sexagem fetal: descubra o sexo do seu bebê com precisão e segurança

A gravidez é um período repleto de expectativas e emoções, e uma das questões que frequentemente intriga as famílias é o sexo do bebê. Essa curiosidade compreensível alimenta a ansiedade dos pais enquanto aguardam a chegada do novo membro da família. Felizmente, avanços na medicina possibilitam respostas precisas e antecipadas por meio do exame de …

Sexagem fetal: descubra o sexo do seu bebê com precisão e segurança Leia mais »

Envelhecimento Masculino: Como a testosterona influencia a saúde

Muitos homens almejam manter a juventude e a vitalidade com o passar dos anos ao longo do processo de envelhecimento. Porém, à medida que o tempo avança, é notável a diminuição gradual dos níveis de testosterona no organismo. A testosterona, hormônio essencial majoritariamente produzido nos testículos, desempenha diferentes papéis nas funções corporais. Ela influencia a …

Envelhecimento Masculino: Como a testosterona influencia a saúde Leia mais »

Uso indiscriminado de anabolizantes aumenta o risco de trombose

A utilização sem critérios das terapias hormonais que envolvem os anabolizantes com objetivos estéticos ou para aprimoramento esportivo, tornou-se uma questão cada vez mais preocupante no campo médico e para a saúde pública. Isso se deve ao fato de que, de acordo com as evidências científicas mais recentes, não se observam benefícios significativos que justifiquem …

Uso indiscriminado de anabolizantes aumenta o risco de trombose Leia mais »

Consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A busca por uma compreensão mais profunda dos fatores de risco envolvidos nessas doenças é fundamental para preveni-las e tratá-las de maneira eficaz. Recentemente, um estudo científico trouxe à tona uma preocupação crítica: o efeito corrosivo do sal de …

Consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças cardiovasculares Leia mais »

Teste pré-natal não invasivo pode revelar alterações na saúde do bebê

Conforme indica o relatório Tendências da mortalidade materna de 2000 a 2020, produzido pela Organização Mundial da Saúde em parceria com outros órgãos sociais, aproximadamente 800 mulheres morreram por dia nesse período com complicações durante a gravidez ou o parto. A realização de exames do pré-natal, é essencial na prevenção e na qualidade da vida …

Teste pré-natal não invasivo pode revelar alterações na saúde do bebê Leia mais »

Colesterol pode influenciar na atividade da esclerose múltipla

Pesquisa recente, publicada na revista internacional Autoimmunity Reviews, correlaciona o papel do metabolismo do colesterol com a atividade da esclerose múltipla (EM). Embora algumas conclusões ainda não possam ser feitas nessa correlação, as evidências mostram que altos índices da lipoproteína LDL (colesterol ruim) podem aumentar a atividade da doença, enquanto valores elevados da lipoproteína HDL …

Colesterol pode influenciar na atividade da esclerose múltipla Leia mais »