Santa Clara

Fibromialgia: Sintomas, diagnóstico e tratamento

A fibromialgia atinge cerca de 2,5% da população brasileira, é mais frequente em mulheres e indivíduos entre 30 e 50 anos. Essa condição pode impactar na qualidade de vida do indivíduo, uma vez que causa dor muscular crônica e generalizada que persistem por mais de três meses.

Nesse sentido, a campanha Fevereiro Roxo de conscientização sobre a fibromialgia e outras doenças é fundamental para conscientizar a população sobre essas condições e a importância do diagnóstico para a promoção de qualidade de vida ao paciente.

Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da fibromialgia.

O que causa a fibromialgia?

Apesar dos avanços científicos, ainda não se sabe ao certo, quais são as causas da fibromialgia. Alguns estudos sugerem que a estimulação repetida do nervo pode alterar a forma que o organismo responde à dor. Esse processo parece envolver um aumento dos sinais químicos e a sensibilização dos nociceptores (receptores de dor), levando à amplificação da resposta aos estímulos dolorosos ou não.

Essa amplificação das sensações de dor é duas vezes mais comum entre as mulheres e pode ser acompanhada por dores de cabeça tensionais, distúrbios temporomandibulares (DTM), síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.

O histórico familiar e mutações gênicas específicas também podem contribuir para a maior predisposição à fibromialgia. Infecções, eventos físicos ou emocionais que causam estresse também podem contribuir para o seu desenvolvimento ou agravamento.

Outras patologias como a osteoartrite, artrite reumatoide e lúpus também parecem contribuir para o risco de desenvolver fibromialgia.

Quais são os sintomas dessa doença?

Os sintomas geralmente surgem após um evento, como uma infecção, cirurgia, trauma físico ou estresse emocional significativo, mas podem surgir de maneira gradual, sem um evento desencadeador.

Os pacientes apresentam uma dor difusa e constante, que permanece por ao menos três meses e podem se queixar por dormirem muito e, mesmo assim, acordarem cansados. Muitos desses indivíduos, inclusive, podem apresentar distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas e apneia do sono. Além disso, relatam dificuldade em focar, prestar atenção ou se concentrar, o que pode impactar na qualidade de vida do indivíduo ao interferir nas suas habilidades em desempenhar as tarefas do cotidiano e contribuir para o desenvolvimento de distúrbios depressivos e ansiosos.

Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?

O diagnóstico da fibromialgia envolve a avaliação física e dos sintomas do paciente. Durante a consulta, o médico pode solicitar que o indivíduo descreva sua dor e avaliar a sensibilidade ao toque em pontos específicos do corpo do paciente, o que ajuda a eliminar outras causas de dores musculares.

Exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico diferencial de outras patologias com sintomas semelhantes também podem ser realizados, tais como: hemograma completo, taxa de sedimentação dos eritrócitos (glóbulos vermelhos), avaliação da função da tireoide, vitamina D, peptídeo citrulinado cíclico (citrulina), fator reumatoide, anticorpo antinuclear e sorologia celíaca.

Existe tratamento para essa doença?

Ainda não existe cura para a fibromialgia. Nesse sentido, os medicamentos disponíveis podem auxiliar no manejo da dor e melhorar a qualidade do sono.

O tratamento da fibromialgia também envolve um conjunto de profissionais e terapias especializadas que visam promover qualidade de vida ao paciente, como a prática regular de atividade física, terapias ocupacionais, grupos de suporte e aconselhamento psicológico.

Lembre-se que a dor é a forma que o seu corpo utiliza para indicar que algo não está bem. Não ignore este chamado, ainda mais quando ela for constante.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências científicas:

Sarzi-Puttini P, Giorgi V, Marotto D, Atzeni F. Fibromyalgia: an update on clinical characteristics, aetiopathogenesis and treatment. Nat Rev Rheumatol. 2020 Nov;16(11):645-660. doi: 10.1038/s41584-020-00506-w.

Mayo Clinic. Fibromyalgia. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/fibromyalgia/symptoms-causes/syc-20354780. Acesso em: 23 fev. 2023.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Fibromyalgia. Disponível em: https://www.cdc.gov/arthritis/basics/fibromyalgia.htm. Acesso em: 23 fev. 2023