Santa Clara

Lidando com os desafios da diabetes

Um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que o número de adultos com diabetes nas Américas mais que triplicou nos últimos 30 anos, devido à obesidade, má alimentação e falta de atividade física.

Cerca de 62 milhões de pessoas têm diabetes, estima-se que esse número seja ainda maior, já que 40% das pessoas desconhecem ter a doença. Caso não exista uma maneira de contornar os agravantes da doença, é esperado que o número de pessoas com diabetes chegue a 109 milhões até 2040.

O OPAS também destaca a necessidade de melhorar o diagnóstico precoce, cuidados com a qualidade de vida, promoção de estilos de vida saudáveis e nutrição.

Sabendo que dois terços na região das Américas estão com sobrepeso ou obesos, e que apenas 60% praticam exercícios físicos suficientes. Além desses dados, temos constatado que mais de 30% dos jovens são considerados com obesidade ou sobrepeso, quase o dobro da média global.

Com esses dados alarmantes em mente, podemos destacar a importância da conscientização e adoção de prevenções contra esses fatores de risco. Por isso, leia este conteúdo sobre diabetes e entenda o que é esta doença, seus fatores de risco e principalmente formas de prevenção.

O que é a diabetes?

Diabetes é uma doença crônica e metabólica, que é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. A diabetes tipo 2 a mais comum geralmente afeta adultos quando o corpo se torna resistente ou não produz insulina o suficiente. Já a diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouco ou nenhuma insulina.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas com o papel de controlar a glicemia. Podemos resumir que ela tem a função de transportar de forma fácil a glicose do sangue para as células, onde é utilizada como fonte de energia.

Em pessoas com diabetes, há uma falha na produção e ação da insulina em aumento da glicemia, causando disfunção e interferindo no processo de regulação dos níveis de glicose. Este mecanismo acaba se tornando um desafio contínuo para a regularização da diabetes.

Quais os problemas gerados pela diabetes?

Pessoas diabéticas devem buscar ser resiliente, pois esta não é uma condição simples. O diagnóstico da diabetes pode levar a alguns sentimentos como desânimo, preocupação e frustração em relação aos cuidados diários com a doença.

Muitas vezes, a pessoa com diabetes pode sentir como se a doença estivesse no controle, em vez de ser ao contrário. Contudo, essa angústia pode levar a hábitos poucos saudáveis, como a negligência na verificação da glicemia e até mesmo evitar as consultas médicas.

Essa angústia pode ser tratada eficazmente com medicamentos, mas é importante um acompanhamento do endocrinologista especializado além do suporte de uma equipe multidisciplinar. Além disso, um conselheiro de saúde mental especializado em condições crônicas pode oferecer apoio e orientação. É importante ter tempo individual e sempre focar em poucos objetivos de controle para que não se tente lidar com tudo de uma vez só. Participar de grupo de apoio a diabetes é uma excelente forma de compartilhar desafios e aprender com experiências por meio da proximidade com outras pessoas que vivenciam situações semelhantes. Mas, no geral lembre-se, é fundamental buscar apoio especializado.

A Importância do acompanhamento da diabetes

É de extrema importância o monitoramento e regularização dos níveis de glicose no sangue, manter os exames de rotina em dia por muitas vezes que seja cansativo, é uma necessidade para a manutenção da saúde. Para isto, você pode contar com o Laboratório Santa Clara Diagnósticos Médicos para realizar exames como hemoglobina glicada com agilidade e rapidez.

Com os exames atualizados e compartilhado com os médicos, os ajustes no plano de tratamento fica mais fácil de se realizar. Além disso, a equipe médica que o acompanha sempre estará a par das suas condições gerais de saúde e poderá fazer o melhor direcionamento e aconselhamento sobre os tratamentos. Sempre se mantenha em alerta, mesmo com os exames em dia. Sinais de descontrole da glicemia podem ser notados como aumento de sede, micção frequente, visão turva, fadiga excessiva, perda de peso não intencional, entre outros.

Quais são os tratamentos para diabetes?

Embora a diabetes tipo 1 não possa ser prevenida, é possível controlá-la através da administração de insulina. Como o pâncreas não produz este hormônio, é necessário a realização dessa reposição por meio de injeções subcutâneas, por exemplo.

Já a diabetes tipo 2 pode ser prevenida através da nutrição adequada, exercícios regulares e evitar maus hábitos como tabagismo. Em casos mais graves pode ser necessária a utilização de insulina pelo paciente.

Uma das ações para quem já possui diagnostico de diabetes, é o monitoramento do quadro e da saúde geral podendo ser feita através de nosso exame de hemoglobina glicada. Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências científicas:

OPAS. Número de pessoas com diabetes nas Américas mais do que triplica em três décadas, afirma relatório da OPAS. 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/11-11-2022-numero-pessoas-com-diabetes-nas-americas-mais-do-que-triplica-em-tres-decadas

CDC. Mental Health. 2023. Disponível em: https://www.cdc.gov/mentalhealth/learn/index.htm