Santa Clara

Deficiência nutricional na gestação

A importância da vitamina B12 para a função cognitiva

Muitos estudos têm demonstrado que a alimentação materna influencia a saúde do seu bebê a longo prazo, contribuindo também para a predisposição a algumas doenças. Estes sinais nutricionais provenientes da mãe influenciam o desenvolvimento do seu bebê e são essenciais também no período pré-concepção. Ou seja, esses sinais contribuem para a implantação do embrião no útero e influenciam no desenvolvimento da placenta, um órgão que permite a passagem dos nutrientes da mãe para o bebê.

Além disso, os efeitos da alimentação materna na saúde do recém-nascido continuam durante o período de amamentação, quando o bebê passa a receber os nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento por meio do leite materno.

Um desses nutrientes essenciais é a vitamina B12 (cobalamina), que desempenha importantes funções no desenvolvimento neurológico do bebê.

Quer saber mais sobre a importância da vitamina B12 para o desenvolvimento neurológico do seu bebê? Continue a leitura desta matéria incrível, onde iremos abordar o que é a vitamina B12, quais as suas funções e o efeito de sua deficiência na função cognitiva da criança.

O que é e qual a função da vitamina B12?

A vitamina B12 (cobalamina) faz parte do complexo vitamínico B, um conjunto de vitaminas hidrossolúveis (solúvel em água) que pode ser obtida por meio da ingestão de carnes, peixes, animais marinhos e ovos. Além disso, cereais matinais fortificados e leveduras nutricionais são fontes prontamente disponíveis de vitamina B12 que têm alta biodisponibilidade.

Uma característica importante da vitamina B12 é a sua absorção pelo nosso sistema digestivo. Neste ponto, entra um fator chave produzido pelas células do estômago, o chamado Fator Intrínseco. Ao chegar ao estômago, um dos processos que ocorrem é a ligação desse fator na vitamina. O Fator Intrínseco funciona como um transportador da B12, tornando possível sua absorção no intestino. Por esse motivo, pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica devem estar atentas aos níveis de B12 no corpo. Isso porque esse tipo de procedimento acaba afetando a produção de fator intrínseco pelo estômago, o que impacta diretamente na absorção da vitamina B12 por via oral.

Dentre suas funções, a vitamina B12 atua como uma coenzima das reações químicas que participam da síntese de metionina, um aminoácido essencial para o nosso organismo. Além disso, desempenha funções importantes no metabolismo de gorduras e proteínas, é essencial na produção de hemoglobina e desempenha funções importantes no desenvolvimento neuronal. E é nesta última função que iremos focar a partir de agora!

Qual o efeito da sua deficiência na função cognitiva?

O desenvolvimento do sistema nervoso do feto é caracterizado por períodos significativos de rápido crescimento e alterações estruturais ainda na vida intrauterina. Nessas janelas críticas, há um aumento das necessidades metabólicas e nutricionais, o que torna o seu bebê mais susceptível aos estímulos externos, como a alimentação materna.

Muitos estudos demonstram que a deficiência da vitamina B12 compromete o desenvolvimento cerebral de bebês. Esses estudos indicam que bebês de mães com deficiência desta vitamina estão mais susceptíveis ao parto prematuro e ao comprometimento neurológico. Mas, são poucas as pesquisas que avaliam o impacto da deficiência de vitamina B12 na infância.

Um estudo científico recente que acompanhou gestantes no Reino Unido e o desenvolvimento de seus filhos até 10 anos de idade trouxe resultados bem interessantes sobre o tema. De acordo com os pesquisadores, a falta de vitamina B12 durante a gestação compromete o processamento lógico da criança, ou seja, suas habilidades matemáticas.

Uma relação semelhante ocorreu com os processos de fala e linguagem: as crianças de mães com deficiência da vitamina B12 parecem ser menos compreendidas. Esses resultados são suportados por outras pesquisas que sugerem que a suplementação desta vitamina durante o segundo trimestre da gestação, promove melhorias no desenvolvimento da fala de crianças.

Como mencionamos anteriormente, a vitamina B12 é obtida principalmente pela ingestão de produtos de origem animal e, geralmente, não está presente em alimentos de origem vegetal. Por isso, é comum que pessoas com hábitos alimentares vegetarianos e, principalmente, veganos, apresentem deficiência dessa vitamina. Diante disso, é importante que as futuras mamães sejam informadas de como a dieta pobre nessa vitamina pode comprometer a saúde de seu bebê. Nestes casos, é muito provável que o seu médico de confiança indique suplementos que ajudem a suprir a deficiência de B12.

Por isso, se você pretende engravidar ou se está grávida, é essencial dosar os níveis de vitamina B12. Afinal, você está cuidando da sua saúde e do seu bebê!

Aqui nos Laboratórios Santa Clara, você pode realizar o exame da Vitamina B12 e, com isso, cuidar da saúde de vocês! Mas lembre-se, os exames só devem ser realizados após avaliação e indicação médica.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referência:

Aires, M. Fisiologia. 4ª edição (2012). Ed. Guanabara Koogan.

Cortés-Albornoz M. C, García-Guáqueta D. P, Velez-van-Meerbek A, Talero-Gutiérrez C (2021). Maternal nutrition and neurodevelopment: a scoping review. Nutrients.

Golding J, Gregory S, Clark R, Iles-Caven Y, Ellis G, Taylor C. M, Hibbeln J (2021). Maternal prenatal vitamin B12 intake is associated with speech development and mathematical abilities in childhood. Nutrition Research.