Santa Clara

Cheiro de mãe

Qual a sua importância para o bebê?

Os bebês possuem vários mecanismos que dão suporte às suas relações sociais, como a voz materna e a atenção que dedicam aos rostos, especialmente para a região dos olhos. Mas, estas não são as únicas fontes de informações sociais para o bebê. Alguns estudos também sugerem que os odores, especialmente o materno, contribuem para o desenvolvimento social do bebê.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura dessa matéria incrível que preparamos para você! Nela você vai descobrir a importância do odor materno para o desenvolvimento do bebê e do vínculo entre ele e a mãe.

Qual a importância do odor materno?

A importância do cheiro materno tem sido muito estudada na amamentação, dado que os bebês reconhecem o seu cheiro poucos dias após o nascimento e preferem o leite de sua mãe ao de uma desconhecida. Mas, o odor da mãe também influencia outros processos como o reconhecimento do formato do rosto, a resposta ao medo e a dor.

Os cheiros são potentes sinais químicos de comunicação social que permitem o reconhecimento de nossos semelhantes. Por meio deles, também podemos expressar o que sentimos em relação a alguém ou uma determinada situação. Essas características são essenciais no vínculo entre mães e filhos. Nesse sentido, mães que desenvolveram depressão pós-parto ou outros distúrbios de vínculo pós-parto preferem o cheiro de outros bebês ao seu.

O vínculo materno e o desenvolvimento social do bebê

A atenção aos rostos, o riso e as vocalizações ajudam a sincronizar o cérebro do bebê com a mãe e contribuem para a sua socialização. Essa sincronia intercerebral carrega efeitos duradouros no desenvolvimento do bebê e contribuem para a consolidação de comportamentos sociais complexos como a atenção focada, regulação emocional, colaboração e empatia.

Um estudo recente também revelou que esse fenômeno é mais forte entre o bebê e sua mãe do que em relação à uma mulher desconhecida. Mas, apesar de essa relação ainda não estar esclarecida, é possível que fatores genéticos estejam envolvidos. Nesse sentido, também seria interessante que os pesquisadores avaliassem como se dá essa sincronia do bebê com o pai.

Os pesquisadores também demonstraram que essa sincronia entre o cérebro materno e o do bebê contribui para o amadurecimento precoce do hemisfério cerebral direito. Esta região sustenta funções críticas para a sobrevivência, como a atenção visual, a interpretação de informações sociais e o processamento das emoções.

Mas esses não são os únicos benefícios do vínculo materno para o bebê. O cheiro da mãe também promove segurança e familiaridade para ele. E ao fazer isso, o cérebro do bebê pode focar na criação de memórias maternas e do ambiente, diminuindo a aversão social.

Apesar de muitas pesquisas ainda serem necessárias para compreender melhor o vínculo entre pais e filhos, estes estudos são passos importantes para entender a importância do olfato para o desenvolvimento do cérebro social do bebê.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referência:

Croy I, Mohr T, Weidner K, Hummel T, Junge-Hoffmeister J (2019). Mother-child bonding is associated with body odor perception. Physiology & Behavior.

Endevelt-Shapira Y, Djalovski A, Dumas G, Feldman R (2021). Maternal chemosignals enhane infant-adult brain-to-brain synchrony. Science Advances.

Jessen S (2020). Maternal odor reduces the neural response to fearful faces in human infants. Developmental Cognitive Neuroscience.

Schäfer L, Sorokowska A, Weidner K, Croy I (2020). Children’s body odors: hints to the development status. Frontiers in Psychology.