Santa Clara

Check-up geral: Quais são os principais exames?

Existem diversas formas de cuidar da nossa saúde. Podemos praticar atividade física de maneira regular, cuida da nossa alimentação e do nosso sono. Mas esquecemos que ir ao médico e realizar exames periodicamente é tão importante quanto os cuidados com a alimentação.

Quando nos percebemos “saudáveis” e levamos em conta a correria do dia a dia, geralmente deixamos de fazer exames que podem identificar sinais de que há algo que merece nossa atenção. Por isso, na matéria de hoje, trazemos uma lista dos principais exames que fazem parte desse check-up geral. Vale lembrar, que o médico também pode solicitar exames complementares se achar necessário.

Hemograma

O hemograma avalia a composição do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), o hematócrito e a quantidade de hemoglobina. Alterações na composição do sangue podem ser indicativos de anemias, infecções e auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de câncer, como a leucemia. Dessa forma, é um indicador geral de como a saúde do paciente.

Glicemia de jejum e Insulina

A glicemia de jejum indica os níveis de açúcar no sangue após o período de 8 horas de jejum. Quando esse valor está elevado, pode ser indicativo de diabetes. Pacientes diabéticos também podem apresentar alterações nos níveis de insulina. Por isso é importante também avaliar o nível desse hormônio no sangue. O pâncreas dos indivíduos com diabetes do tipo 1 não consegue produzir o hormônio ou o produz em quantidades insuficientes.  Já no caso do tipo 2, o organismo não consegue captar e absorver glicose de maneira adequada devido à resistência insulínica.

Perfil lipídico

Os exames de triglicerídeos, colesterol total, de baixa densidade (LDL ou “colesterol ruim”) e alta densidade (HDL ou “colesterol bom”) fazem parte do perfil lipídico e são importantes indicadores da saúde cardiovascular. Níveis elevados de colesterol, por exemplo, podem contribuir para o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos (aterosclerose).

Pessoas que apresentam histórico familiar ou que fazem parte do grupo de risco (fumantes, hipertensos, diabéticos, obesos, pessoas com estilo de vida sedentário e má alimentação) de desenvolver doenças cardíacas deve realizar esses exames periodicamente.

Função hepática

A função do fígado pode ser avaliada através da quantificação de enzimas como a fosfatase alcalina, alanina aminotrasnferase (ALT), aspartato aminotrasnferase (AST) e gamaglutil transpeptidase (GTT). Aumento na concentração dessas enzimas pode ser indicativo de hepatite, falência hepática aguda ou outras condições que acometem o fígado.

Função renal

Os rins são responsáveis pela filtração do sangue e por eliminar toxinas e dejetos do nosso metabolismo, como a ureia, a creatinina e o ácido úrico. Outras funções renais importantes são a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico (concentração de água, sais e eletrólitos) e a regulação da pressão arterial.

Níveis elevados de creatinina e ureia podem indicar o mal funcionamento dos rins e estão associados à insuficiência renal. Níveis elevados de ácido úrico também estão associados à gota, formação de pedras nos rins e falência renal.

Função tireoidiana

A avaliação dos níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH) é um dos principais exames utilizados para a avaliar o funcionamento da glândula, mas não é suficiente para chegar ao diagnóstico. Por isso, também é importante checar os níveis de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) antes de definir o diagnóstico de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Existem ainda outros exames que fazem parte do check-up geral, como aqueles que avaliam a função reprodutiva. Leve em conta também os fatores que podem influenciar nos seus resultados. Por isso, sempre consulte o seu médico antes de realizar os exames periódicos.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências científicas:

John Hopkins Medicine. Lipid Panel. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/treatment-tests-and-therapies/lipid-panel. Acesso em: 06/12/2022.

Mayo Clinic. Liver function tests. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/liver-function-tests/about/pac-20394595. Acesso em: 06/12/2022.

Dong V, Nanchal R, Karvellas CJ. Pathophysiology of Acute Liver Failure. Nutr Clin Pract. 2020 Feb;35(1):24-29. doi: 10.1002/ncp.10459.

Mayo Clinic. Blood urea nitrogen (BUN). Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/blood-urea-nitrogen/about/pac-20384821. Acesso em: 06/12/2022.

Mayo Clinic. Creatine. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/creatinine-test/about/pac-20384646. Acesso em: 06/12/2022.

National Library of Medicine (NIH). Uric acid test. Disponível em: https://medlineplus.gov/lab-tests/uric-acid-test/. Acesso em: 06/12/2022.

National Library of Medicine (NIH). TSH (thyroid-stimulating hormone) test. Disponível em: https://medlineplus.gov/lab-tests/tsh-thyroid-stimulating-hormone-test/. Acesso em: 06/12/2022.

Mayo Clinic. Diabetes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetes/diagnosis-treatment/drc-20371451. Acesso em: 06/12/2022.