Santa Clara

Colesterol: Qual sua relação com as doenças cardíacas?

Colesterol e doenças cardiovasculares

O Dia dos Pais está chegando e, nada melhor do que um churrasquinho para comemorar a data. Afinal, quem não gosta daquela picanha bem suculenta e saborosa? E ela parece ficar ainda mais gostosa quando comemos aquela gordurinha, não é mesmo?

E para completar, não pode faltar alguns aperitivos para antes do churrasco realmente começar e um delicioso bolo trufado de sobremesa.

No entanto, essa “gordurinha” em excesso, pode fazer muito mal para todo o nosso organismo.

Um dos órgãos afetados é o coração

As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera essas doenças um problema grave de saúde pública.

Estas doenças compreendem distúrbios que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença arterial coronariana (DAC). Estas condições podem ser causadas por alguns eventos como o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos (aterosclerose) e o deslocamento de trombos (coágulos).

Mas o que causa essas alterações?

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento destas doenças e outras doenças do coração, tais como o estilo de vida sedentário, a má alimentação, o consumo de tabaco e álcool e a presença de comorbidades, como obesidade e diabetes.

Mas, diante do nosso dia a dia correndo contra o relógio, tendemos a consumir uma dieta rica em gordura, açúcares e alimentos ultra processados. Esse tipo de alimentação “fast food” promove diversas alterações metabólicas e fisiológicas importantes, como o aumento da arterial e da glicose sanguínea e alteração do perfil lipídico, que é determinado pela dosagem de triglicerídeos e colesterol.

Então o colesterol é o vilão?

O aumento do colesterol total é uma das principais causas da aterosclerose, uma inflamação dos vasos arteriais que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede desses vasos. Essas placas comprometem o fluxo sanguíneo para a região, e com isso, menor quantidade de oxigênio e nutrientes é entregue aos tecidos.

Contudo, apesar de sua má fama, o colesterol também desempenha diversas funções essenciais para o nosso corpo. Além de ser essencial para a síntese de diversos hormônios esteroides e vitaminas, o colesterol também representa cerca de 20% dos lipídios que constituem a membrana celular e a bainha de mielina que envolve os neurônios.

Por isso, antes de classificá-lo como vilão, é necessário entender os diferentes tipos de colesterol e qual a função deles.

E como podemos obter colesterol?

O colesterol pode ser produzido naturalmente pelo nosso organismo ou obtido pela ingestão de alimentos ricos em gordura.

Mas, a sua estrutura rígida confere certa imobilidade e reduz a permeabilidade das células. Diante disso, para que a gordura seja absorvido no intestino, o colesterol precisa ser transportado por lipoproteínas de alta densidade (HDL) e baixa densidade (LDL).

O HDL (“colesterol bom”) remove o excesso de colesterol das células e desobstrui os vasos sanguíneos, direcionando-o para o fígado, onde será metabolizado. Já o LDL (“colesterol ruim”) distribui o colesterol que foi absorvido pelo nosso corpo, e contribui para a formação de aterosclerose quando em excesso.

Mas, o que isso tem a ver com a nossa alimentação?

Muitos alimentos que consumimos hoje em dia, contém elevado teor gordura. Isso contribuem para o aumento dos níveis de colesterol e, consequentemente, dos níveis de LDL. E a este aumento damos o nome de hiperlipidemia.

Em consequência da hiperlipidemia, o colesterol se acumula na parede dos vasos sanguíneos, o que confere rigidez aos vasos e bloqueia o fluxo de sangue para os tecidos.

Manter os níveis reduzidos do LDL é essencial no cuidado da sua saúde e contribui para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E isso pode ser feito através de uma alimentação saudável, rica em fibras e gordura insaturadas e com baixo teor de gorduras saturadas.

Além da alimentação, praticar atividade física e evitar a ingestão de bebidas alcóolicas e o uso de tabaco também contribuem para uma rotina saudável. No entanto, em alguns casos, podem ser necessários medicamentos para reduzir os níveis do colesterol.

Vale ressaltar que estas medidas também contribuem para a redução do risco de desenvolver outras doenças, como a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial.

Outra forma de cuidar da sua saúde e ficar de olho nos seus níveis de colesterol é através dos exames laboratoriais que avaliam os níveis de colesterol, HDL, LDL e triglicerídeos.

Por isso, mantenha os seus exames em dia, contribuindo para o diagnóstico precoce e reduzindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e outras patologias. Mas lembre-se de realizar os exames somente após avaliação e indicação médica.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências:

Bakar N. A. F. A, Ahmad A, Musa W. Z. W, Shahril M. R, Wan-Arfah N, Majid H. A, Piernas C, Ramli A. W, Naing N. N (2022). Association between a dietary pattern high in saturated fatty acids, dietary energy density, and sodium with coronary heart disease. Scientific reports.

van Trier T. J, Mohammadnia N, Snaterse M, Peters R. J. G, Jørstad H. T, Bax W. A (2022). Lifestyle management to prevent atherosclerotic cardiovascular disease: evidence and challenges. Netherlands Heart Journal.

Oliveira G. M. M, Brant L. C. C., Polanczyk C. A et al (2022). Estatística Cardiovascular – Brasil 2021. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Disponível em: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-118-01-0115/0066-782X-abc-118-01-0115.x55156.pdf. Acesso em: 05 ago 2022.

World Health Organization (2022). Cardiovascular diseases. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cardiovascular-diseases#tab=tab_1. Acesso em: 05 ago 2022.