Santa Clara

Hepatite aguda em crianças

O que se sabe sobre a doença?

Justamente quando pensávamos que a nossa vida estava, aos poucos, voltando ao normal explodem notícias em todos os canais de comunicação informando sobre surtos de uma nova hepatite que atinge principalmente as crianças em diversos países.

Ainda não existem casos confirmados da doença no Brasil, porém precisamos estar atentos e informados sobre esta doença. Por isso, preparamos um artigo incrível sobre esta hepatite para você.

Continue a leitura do artigo para descobrir o que é a hepatite, seus principais sintomas e as possíveis causas desta doença misteriosa que estão sendo investigadas.

O que é a hepatite e quais são os seus sintomas?

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vários fatores como o uso excessivo de medicamentos e substâncias tóxicas, o excesso de gordura nos hepatócitos, infecções virais, entre outros fatores.

Esta doença geralmente se manifesta de maneira silenciosa (assintomática) e, por isso, muitos casos podem ser diagnosticados de maneira tardia ou após a ocorrência de complicações no quadro clínico.

Os seus sintomas podem ser bastante inespecíficos, como cansaço extremo, alterações do sono, náusea, diarreia, entre outros. Mas, a ajuda médica geralmente só é solicitada quando a pessoa fica com a pele e os olhos amarelados (icterícia) ou há alteração da cor da urina e das fezes.

E nesta nova e misteriosa hepatite, não é diferente! Os primeiros sintomas parecem ser dores abdominais, diarreia e vômito, que são seguidos pela icterícia e alterações das enzimas hepáticas.

Como é feito o diagnóstico das hepatites?

Antes de se pensar em qualquer tratamento é preciso descobrir a origem da doença, a fim de escolher a estratégia terapêutica mais adequada para cada caso e, em última instância, avaliar a necessidade do transplante hepático.

Nesse sentido, é importante realizar exames que avaliem a função hepática e a presença de anticorpos e antígeno contra os vírus causadores das doenças hepáticas. Mas de que exames estamos falando?

Avaliar o nível de algumas enzimas como a ALT (amino trasnferase de alanina) e a AST (amino trasnferase de aspartato) que são produzidas pelo fígado em resposta as lesões do tecido hepático. Além das enzimas é válido avaliar quantidade de proteína total, o tempo de coagulação do sangue e os níveis de bilirrubina.

Vale ressaltar que estes são apenas alguns dos exames que podem ser realizados. Além destes, é possível detectar anticorpos contra os vírus da hepatite e a presença de medicamentos e substâncias que podem levar ao desenvolvimento da doença.

Mas qual é a causa desta hepatite misteriosa?

Como o próprio nome sugere, ainda não se sabe a origem desta nova hepatite que tem afetado principalmente crianças de 1 a 5 anos de idade. No entanto, os estudos sugerem a participação dos adenovírus, que foram encontrado em mais de 70% das crianças diagnosticada com a hepatite misteriosa.

Os adenovírus geralmente causam doenças no trato respiratório superior, infecções no sistema urinário e gastroenterite. E um dos adenovírus de interesse é o F41 que já foi associado a sintomas gastrointestinais leves e moderados e a casos agudos de gastroenterite no Brasil.

Outras hipóteses que têm sido estudas estão relacionadas ao comprometimento do sistema imune devido à baixa exposição a patógenos durante a pandemia da Covid-19. Assim, com o relaxamento das medidas de restrição, é possível que as crianças tenham ficado mais expostas às infecções virais ou por adenovírus.

No entanto, os estudos relacionados a esta misteriosa hepatite ainda estão em desenvolvimento. Diante disso, mais estudos são necessários para compreender a origem e esclarecer os mecanismos da doença, assim como para buscar novas estratégias terapêuticas.

Nós, do Santa Clara Diagnósticos Médicos, assumimos o compromisso de cuidar de você e de quem você ama. Por isso, temos uma equipe preparada para lhe atender com todo cuidado e atenção que você e a sua saúde merecem!

Referências:

Nascimento L. G, Fialho, A. M, Andrade J. S. R, Assis R. M. S, Fumian T. M (2022). Human enteric adenovírus F40/F41 as a major cause of acute gastroenteritis in children in Brazil, 2018 to 2020. Scientific Reports.

Sergi C. M (2022). Acute hepatites of unknown origin (AHUO) – The puzzle ahead. Diagnostics.